O Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Concelho de Cinfães nasceu a 31 de Maio de 1997 no seio de Lisboa, mais precisamente na freguesia de Marvila. Está inserido na Casa do Concelho de Cinfães que tem como principal objectivo reunir todos os Cinfanenses e amigos na capital bem como dar a conhecer as tradições e costumes das suas terras.
Ao longo da sua existência já participou em inúmeros eventos a nível nacional, de norte a sul do país, e representou também Portugal no Festival Mundial de Folclore em Bray Dunes – França e no Interfolk de Zielona Góra e Kolobrzeg - Polónia. Esteve presente no “Programa das Festas” na RTP1 em 2011. É actualmente membro efectivo do INATEL como CCD (Centro de Cultura e Desporto) e está integrado também na Associação das Casas Regionais em Lisboa desempenhando um importante papel como embaixador de Cinfães em Lisboa.
Conta actualmente com 47 elementos repartidos pela Tocata, Cantoria e Dançantes. Os seus principais instrumentos são o Violino, Acordeão, Concertinas, Violas, Banjo e Flauta e as suas danças são essencialmente danças de roda como é o caso da Dança de Roda, Adelaide Adelaidinha entre muitas outras, danças palacianas como é o caso da Contradança, do Perim ou da Besbiana, Chulas como a Chula de Pias e o tradicional Fado Mandado que é bem característico de Cinfães.
Os seus trajes são essencialmente de trabalho já que o povo cinfanense sempre foi um povo que vivia essencialmente do trabalho agrícola e da pastorícia e pretendem representar os séculos XVIII, XIX e princípios do século XX. Dos trajes ricos destacam-se o traje dos Noivos, da Meia Senhora e de Ver a Deus.